Educação


A educação é um dos pilares da vida humana, seja ela realizada dentro do ambiente familiar, seja dentro da própria escola. Ou seja, quando a criança vai crescendo passa a ter características particulares da sua educação e transmite seus conhecimentos as gerações que vão passando. A linguagem é que nos permite todo esse aprendizado e o repassar do mesmo, afinal quando crianças, somos se assim podemos dizer, um depósito de cultura, regras, valores, símbolos, todos passados através da linguagem.
Quando a criança chega a escola cheia de linguagens e reproduzindo sua cultura familiar, é inserida em um novo contexto que lhe permite a abrangência de novas visões e novos conteúdos. É a partir de então que a constituição do sujeito mais uma vez vai sendo formada. Por conta disto, e de todas as questões que a escola propicia que colocamos a educação como um processo vital na existência dos homens.
Me pergunto então, qual seria o papel da escola dentro de todo este contexto que a criança vive? Acredito que cada um como já foi dito carrega sua história e seus conceitos, e não é apenas desta história passada que nos sustentamos. É necessário que a educação prepare as crianças, os alunos a criar novos comportamentos, novas ideias compatíveis com o momento de sua vida, não apenas fixar-se na reprodução de comportamentos trazidos da cultura familiar e social. Ou seja, uma preparação para busca de novos caminhos mediante aos desafios do presente.
Sabemos ainda que o processo educacional vem mudando muito com o passar dos anos, e que visões que se tinham no passado, por vezes hoje são consideradas arcaicas. Está sendo necessário dentro deste novo contexto, uma nova forma de pensar a educação, afinal ela esta presente dentro de todos os âmbitos sociais, por mais que tentemos desvinculá-la da política, economia, ou outras áreas, não conseguimos. Além disto, culturalmente hoje as crianças chegam à escola de uma maneira diferente do passado, porém o interessante é que elas têm uma curiosidade e uma facilidade muito grande para adquirir novos conhecimentos. Que o educador possa então desde cedo mostrar ao aluno o poder da criação, e da busca de novos conhecimentos.
Por fim, estes desafios da educação exigirão dos docentes uma formação interdisciplinar que seja capaz de dar conta das necessidades educacionais dos alunos. Essa formação produzirá no professor uma atitude de incessante pesquisa, de modo que possa construir práticas significativas de aprendizagem dos alunos. A partir desse entendimento é que a escola, como um todo, estará cumprindo o seu papel social na construção e transmissão da cultura, formando e humanizando aqueles que buscam uma educação de qualidade.



Por Bianca de Almeida Peres



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